a-flor-de-liz

:´(

Depois de assistir um dia inteiro de notícias veiculadas por tudo quanto é tipo de mídia, eu precisava me manifestar a respeito da tragédia em Santa Maria.
Eu li tantas opiniões e concordei, discordei, fiquei triste por ver gente que realmente não se importa... É chocante!
Li principalmente sobre a "hipocrisia" disseminada nas redes sociais e sabe, é claro que muitas vezes fica no ar o quanto algumas pessoas querem se promover com textos, fotos, vídeos... Mas quem somos nós para julgar se elas realmente se importam? Este em especial me deixou chocada: "Você sofre pelo incêndio da boate em Santa Maria, mas pessoas morrem todos os dias. Você que defende o falso moralismo, pare! Sei que desvia dos mendigos quando passa na rua.".
Agora a questão é... Falso moralismo? Nem sempre ajudar é uma possibilidade! Quantos tem a possibilidade/oportunidade de realmente ajudar os mendigos? Ou será que meras moedinhas doadas serão suficientes? É óbvio que não! As pessoas estão realmente se perdendo em suposições e exposições bobas de julgamento, enquanto poderiam ser ao menos solidárias.
Eu realmente detesto debates, mas eu sofri tanto com essa tragédia, que eu precisava expôr meu sentimento ao ler tantas coisas na internet. Sei que é desumano citar o quanto hoje em dia é comum observar moradores de rua em toda parte, pessoas que vivem em condições miseráveis e totalmente precárias, mas não é comum um incêndio inexplicável e tecnicamente imprevisível que ceifa mais de duzentas vidas jovens e que tinham um futuro pela frente. Isso não é comum!
(...)
Algo que me deixou feliz foram os voluntários. Os psicólogos que viajaram de outros estados para ajudar famílias e sobreviventes; enfermeiros, populares que mobilizaram doações... E todos aqueles que de alguma forma se manifestaram para fornecer suporte. Isso é lindo! Por outro lado, vi na televisão que o estado está contratando psicólogos e agentes de saúde... Se for justamente como a mídia cita, é lamentável a carência de voluntários nesse momento tão difícil, ainda mais na própria cidade e redondezas, visto que pessoas até mesmo fora do país estão tentando ajudar de alguma forma.
Por fim, acho que somente quem está acompanhando e principalmente vivenciando essa tragédia, poderá julgar de alguma forma... Isso não me compete.
Eu realmente estou chocada, realmente me importo, realmente estou sofrendo e realmente orei por todos os prejudicados com o desastre. Não quero me promover, somente desabafar porque como vocês sabem, esse é meu espaço para tal.
Acho que é óbvio que ninguém que se importa com esse acidente desmerece a morte em toda sua instância, independente de estar acontecendo todos os dias, todas as horas, de diversas outras formas, independente de faixa etária, sexo, sexualidade ou classe social... Mas é o que mais está sendo divulgado e aconteceu de uma forma tão  trágica, que não tem como se calar! Não tem como não sofrer a cada depoimento visto, seja de familiar ou sobrevivente... Não tem como não sentir que aconteceu em um lugar que é rotina pra muitos! Poderia ser na boate que seus filhos, familiares, amigos, conhecidos, parceiros... Frequentam!
Apesar de ser triste querer tirar algo de bom diante de tanta devastação, de ser cortante e indubitavelmente injusto... Disponhamos das frases do "Que": que sirva para que possamos valorizar ainda mais aqueles que nos cercam e concretizar a nossa fé. Que sirva para que possamos valorizar ainda mais a vida! Que não paremos de lutar, que respeitemos a dor do próximo, que sejamos solidários, que sejamos mais humanos! Que as pessoas parem de julgar negativamente e que se calem, caso em nada acrescentem para quem hoje sofre.
Daqui a algum tempo essa será mais uma catástrofe esquecida, mas não para aqueles que vivenciam essa dor tão cruel na própria pele.
Continuemos orando por Santa Maria, pelas vítimas, famílias, sobreviventes e feridos. Vamos torcer para que as mortes das 231 vítimas contabilizadas não tenham sido em vão.
Que Deus conforte as famílias, acalente seus corações e possa dar o suporte que precisam. Que façamos nossa parte com nada mais do que respeito e orações.

7 comentários:

  1. Flor eu não sei nem o que escrever...
    Estou realmente triste e só podemos orar e amar ainda mais a vida e cada oportunidade de amar aqueles que estão a nossa volta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, nosso respeito, muitas orações e muita ação para corrigir a somatória de erros humanos que normalmente causam essas catástrofes.
    Beijos
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Vanessa cada palavra tua me tocou profundamente.Compartilhamos muitas opiniões semelhantes. Que possamos mesmo valorizar mais a vida.
    E na prática, que a "operação pente fino" que se inicia nas boates realmente traga segurança.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Esqueci. Quando puder lê isso aqui:

    http://carpinejar.blogspot.com.br/2013/01/desrespeito-virtual-e-real.html

    ResponderExcluir
  5. Mi más sentido Pésame por esta tragedia a todos los Familiares y a todo el Gran Pueblo de Brasil.
    Desgraciadamente se están repitiendo sucesos dramáticos como este en todos los Países del Mundo. Aquí, en España, tuvimos un caso parecido en Noviembre que termino mal y pudo acabar peor.
    Um abraço y toda mi solidaridad.

    ResponderExcluir
  6. Vamos orar sim por aquelas mães que tanto sofrem! Elas precisam mesmo!
    Beijinhos♥
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei sua reflexão. Esperançosa e sincera. Vou escrever depois alguma coisa sobre isso, mas tô gostando de ler os meus blogueiros favoritos opinando sobre o assunto.

    Grande Abraço.
    Att. Sabrina Gomes

    Blog Spiderwebs <<

    ResponderExcluir

Olá! Peço para que ao final de seu comentário você deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita. Retribuo todas as visitas! Obrigada por comentar! :D

« »